domingo, 20 de março de 2011

UM SONHO DE LIBERDADE...

(Drama, 1994) - Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.
                Um alto executivo (Tim Robbins) é acusado de ter assassinado a esposa infiel e o amante. Condenado à prisão perpétua, é mandado a Shawsshank, uma das mais duras penitenciárias dos Estados Unidos. Lá ele conhece a dor e o sofrimento e sua única salvação da loucura e do desespero é a amizade com o veterano Red (Morgan Freeman). A amizade dos dois cresce e os ajuda a suportar a cruel realidade do dia-a-dia. Mesmo com um diretor corrupto e um chefe sanguinário, eles ainda sonham, pois há algo neles que ninguém pode tirar: a esperança e um inabalável sonho de liberdade. Uma grande obra indicada para sete Oscar, "Um Sonho de Liberdade" consegue dosar a violência, o humor e a esperança de maneira agradável. Um filme inesquecível!!

                Duas cenas que vale aqui ilustrar e que me marcaram para eleger esse como um dos meus filmes preferidos: quando Andy é preso por colocar uma ópera de Mozart nos autofalantes da prisão, sendo depois enclausurado na solitária por uma semana, ele sai do castigo com um sorriso no lábio e em perfeito estado de saúde mental: "Eu não estava sozinho, explica ele. Estava com Mozart".
                 A segunda, e mais marcante, quando o corrupto diretor de Shawshank rasga o poster de Rita Hayworth da parede da cela de Dusfrane e descobre por onde ele fugiu. Rita, sua luz no fim do tunel. Rita, que apontava o caminho de sua redenção. O que segue é uma espetacular cadeia de acontecimentos que mostram o quanto a determinação de um ser humano podem fazer em 18 anos de confinamento. Um final mais do que apropriado não só para os personagens, mas de toda película, culminando numa bélissima imagem de por de sol, filgurando como uma "redenção".

Ótimo filme, do começo ao fim!   Muito bem elaborado, em todos os detalhes. Mas temos que prestar atenção em cada detalhe pra compreendermos o final. Tim Robbins teve atuação excelentíssima!!!!  Morgan Freeman, sem comentários, excelente ator também, nesse memorável papel!
Frases:  
"Espero encontrar meu amigo e apertar-lhe a mão... espero!"

Alguns pássaros não nasceram para viver em gaiolas.

"A esperança é uma coisa boa, talvez a melhor de todas, e nada que é bom, deve morrer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário