terça-feira, 22 de março de 2011

O PLANO PERFEITO

Ação/Drama (2006) - Dalton Russell, personagem de Clive Owen, abre o filme informando diretamente ao espectador que conseguiu realizar o assalto a banco perfeito. Após sua pequena fala, somos levados diretamente até o banco em questão, já no momento da chegada da quadrilha comandada pelo ator.
            Passamos a acompanhar, então, três frentes. Uma guiada pelos assaltantes, onde não sabemos quais os passos que eles tomarão para atingir o dito por Owen no início do filme. Outra comandada por Keith Frazier (Denzel Washington), aparentemente honesto e muito competente, detetive de polícia que vê o assalto como uma forma mais rápida de ascensão em sua carreira. E por fim, Madeline White (Jodie Foster), uma misteriosa executiva (possuidora de uma influência assombrosa, inclusive no meio político) que tem como trabalho proteger um precioso objeto que se encontra dentro do banco.
            Apesar de já no primeiro momento, ficar claro que o que os assaltantes procuram, é justamente o que Madeline White tem que proteger, o filme não perde nada com isso, concentrando suas surpresas na forma em que o roubo é conduzido (achei genial) e principalmente nas relações entre as três frentes. O misterioso assaltante, o obstinado policial e a arrogante executiva.
            As críticas sociais do diretor, apesar de mais sutis que em outros filmes de sua filmografia, estão sempre presentes, seja em momentos mais claros, como no caso do tratamento dado pela polícia a um funcionário do banco com características árabes, ou em momentos mais discretos, mas não menos fortes, como quando um cartaz com a frase “Nunca Esqueceremos”, com uma imagem das duas torres, como plano de fundo em um certo diálogo do filme. A arrogância e prepotência da personagem de Foster também pode ser vista como uma alusão à truculenta e desrespeitosa política internacional do Sr. George W. Bush (ou seria White o sobrenome da personagem por acaso?).
            Um forte sentimento de tensão está presente durante todo o filme, já que o assalto envolve reféns (algo mais ou menos novo nos muitos filmes de assalto feitos ultimamente). A atuação do elenco é algo a se destacar, como esperado em um elenco tão bom.
            Preparem-se então, para mais uma ótima viagem com o mestre Spike Lee.

            Um dos pontos altos do filme é a saída triunfal de Danton Russel, pela porta da frente do banco depois do assalto.
            Excelente filme que nos prende do inicio ao fim. Ótimos atores. Entre eles, Clive Owen numa atuação ótima em que se mostra um oponente inesperadamente esperto, calmo e totalmente no controle de um plano meticuloso para desorientar e confundir reféns e autoridades e  Jodie Foster numa excelente performance, e destaque também, pra trilha sonora: “Chaiyya Chaiyya - Bollywood Joint”, perfeita!
           Nota 10.

Frase: "Eu vou sair pela porta da frente, mais alguma coisa?" 

"Preste bastante atenção no que eu digo porque eu penso bem antes de dizer cada palavra e eu nunca digo a mesma coisa duas vezes."



Nenhum comentário:

Postar um comentário