quinta-feira, 24 de março de 2011

PATCH ADAMS - O AMOR É CONTAGIOSO


Comédia (1998) - Após uma tentativa de suicídio e voluntariamente ser internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. No silêncio de um hospital, um palhaço com sapatos gigantescos e  um enorme nariz vermelho surge pela porta. Consciente de que Rir é contagioso.
O filme conta A história real de Patch, paciente e, mais tarde, médico de uma instituição para doentes mentais, mostra o triunfo da busca insistente  por um ideal. Sua vontade de tornar-se médico surgiu quando, adolescente, foi internado numa clínica para tratamento de uma depressão. Como estudante de medicina, Hunter “Patch” Adams, começa a usar amor, carinho e alegria como armas para ajudar pessoas hospitalizadas. Porém logo irá se confrontar com as práticas médicas institucionalizadas,  gerando desconfiança e ciúme dentro da classe médica. Baseado em história real, Shadyac, no  estilo de Hollywood, coloca Hunter enfrentando a corporação médica, cheia de poder e prestigio.
            Hunter “Patch” Adams criou o Instituto Gesundheit . Embora Shadyac não expresse com clareza, Adams traduziu, em sua metodologia médica o espírito de uma época (os anos 60, a década da contracultura).
            Em 1993, Patch escreveu um livro sobre seu trabalho explicando suas prescrições inspiradas no humor e o porquê de querer vestir-se de palhaço, de encher uma sala com balões ou uma banheira com macarrão, por exemplo. - tudo para conseguir um sorriso, ou levar um simples momento de prazer aos doentes.
O doutor Patch explana que todos sabemos como o amor é importante  e, mesmo assim, com que freqüência o demonstramos? Quantas pessoas doentes neste mundo sofrem de solidão, tédio e medo, que não podem ser curadas com uma simples pílula?". Ele se utiliza de métodos nada convencionais e surpresas incríveis para aplacar a ansiedade dos pacientes.
            Patch foi o pioneiro na idéia, a de que os médicos devem tratar as pessoas, e não apenas a doença. Compaixão, envolvimento e empatia têm tanto valor quanto remédios e avanços tecnológicos.

            É simplesmente maravilhoso! Vale a pena assistir e re-assistir.
E quanto à atuação de Robin Williams no papel principal, sem comentários, EXCELENTE  ator! 

Frases:  "Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio, ou flechas de cravos que atiram chamas.Te amo como se amam certas coisas escuras, secretamente, entre a
sombra e a alma.
Eu te amo sem saber como, nem quando e nem onde.
Te amo simplesmente, sem complicações nem orgulho.
Assim te amo porque não conheço outra maneira.
Tão profundamente que a tua mão no meu peito é a minha.
Tão profundamente que quando fecho os olhos, contigo eu sonho. É assim que te amo
e nada mais me importa."

"Comprimidos aliviam a dor, mas só o amor alivia o sofrimento." 

"Está se concentrando no problema. Assim, não pode ver a solução. "

"Se sentir amado é importante. Mas amar, amar é necessidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário